Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá

BOLETIM DIGITAL INFORMATIVO TRAZ PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO COMITÊ EM 2020

2020 foi marcado por inúmeros desafios para todos os entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, o SINGREH. Não bastasse as questões inerentes às próprias dinâmicas da gestão das águas sejam em âmbito regional, estadual e nacional, houve ainda uma questão de saúde pública global inédita para toda essa geração de atores ambientais, profissionais e ativistas – a covid-19.

Frente aos desafios, houve superação e avanços diversos resgatados e apresentados no Boletim Informativo Digital | 2020 | Comitê de Bacia da Baía de Guanabara que buscou realizar uma retrospectiva ao mesmo tempo em que sinalizou as principais perspectivas para o ano de 2021. Não foram somente as novas dinâmicas de relacionamento, comunicação e contato entre integrantes do Comitê, AGEVAP, órgãos gestores e atores diversos, mas processos aprimorados como o uso de videoconferências, votações eletrônicas e o uso de assinaturas digitais.

Em um panorama sucinto, vale conferir realizações diversas como eleições virtuais das novas plenária, diretoria, coordenadores e membros dos subcomitês; aprovação da nova Resolução do PAP consolidando os macroprogramas; aprovação do Diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos em atualização e complementação; e as publicações de edital de apoio à pesquisa na RH-V e de licitações para ações de infraestrutura verde e saneamento, ambos com recursos da CUTE – arrestados em 2016 e que retornaram através do GT Fundrhi. Além disso, houve o início da elaboração do Plano Municipal de Saneamento do Rio de Janeiro e da execução de obras de saneamento na comunidade dos Cabritos, ambos contratados com repasse de recursos do Comitê. Por fim, vale registrar a celebração do Termo de Cooperação entre o CBH- BG e Ministério Público para a Plataforma “MP em mapas”, pois foi a primeira vez em que um comitê celebra diretamente, sem intermédio da delegatária, termo nesse sentido.

Informações para Contato

AGEVAP- Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul
Rua da Quitanda, 185 - sala 402
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.091-005
(21) 97374-3674
(21) 2531-0309

Emails de Contato do Comitê:

Contato Central do Comitê

Diretoria do Comitê

Secretaria Executiva

Parceiros do CBH BG