Comitê de Bacia da Baía de Guanabara lança plataforma de gestão das águas

7 de junho, 2021


Acaba de ser lançada a plataforma do Sistema Integrado de Gestão das Águas Baía de Guanabara, o SIGA-BG. Trata-se de uma das ações da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH-BG).

“O SIGA irá nos apoiar na tomada de decisão no processo de gestão, por meio de um conjunto de soluções que irão subsidiar o monitoramento e o acompanhamento dos dados e a divulgação da situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos”, explica a presidente do CBH-BG, Christianne Bernardo.

Basta acessar pelo: sigaaguas.org.br/home/sigaguanabara/

Cabe destacar que esse lançamento ocorre justamente no lançamento da Década de Restauração de Ecossistemas, da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo de junho de 2021 a 2030. Ela tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e da perda de biodiversidade.

Os bancos de dados geográficos ou Sistemas de Informações Geográficas (SIG) armazenam informações espaciais e o SIGA CBH-BG foca nas informações da Região Hidrográfica V da Baía de Guanabara. Como exemplos de outros bancos de dados geográficos temos: IBGE, Topodata, USGS Earth Explorer, INPE – Queimadas, SiCAR, ANA – Hidroweb, e outros. O geoprocessamento é essencial para a análise ambiental e também uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão. Os dados digitais geográficos, por sua vez, também são essenciais para qualquer tipo de análise ambiental ou gestão dos recursos hídricos, se tornando uma necessidade cada vez mais recorrente no Brasil.

Como exemplos de aplicações do geoprocessamento, temos a manipulação de imagens de satélites para identificação do avanço de queimadas, avaliação da cobertura vegetal, definição de unidades de conservação, delimitação de faixas marginais de proteção de corpos hídricos e diversas outras aplicações.

Conheça a plataforma

O portal SIGA – Baía de Guanabara celebra seu lançamento com a seção “Produtos”, onde o público tem acesso a áreas como “Balanço Hídrico”, que disponibiliza informações sobre a quantidade e a qualidade da água, assim como a identificação dos trechos de rios que compõem as bacias hidrográficas. Ao clicar na aba “SIGA Web”, o usuário será direcionado para um Sistema de Informações Geográficas Web da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, onde terá acesso a um robusto banco de dados e informações geográficas. Neste sistema, o usuário poderá escolher entre as camadas (“layers”) disponibilizadas para baixar em formato ESRI shapefile (*.shp) ou Google KML.

As seções denominadas como “Sala de Situação”, “Publicações”, “Projetos” e “Observatório” serão lançadas futuramente pois o portal será constantemente atualizado e terá um perfil dinâmico de apresentação de informações atualizadas