subcomitê

Lagoas de Itaipu e Piratininga

Subcomitê Lagoas de Itaipu e Piratininga

O Sistema Lagunar de Itaipu-Piratininga é um ambiente costeiro no município de Niterói e é também a área menos populosa de todo CBH Baía de Guanabara. Possui grande potencial para atividades de lazer, pesca e práticas esportivas. Além disso, por abrigar várias áreas preservadas, o Subcomitê CLIP é o espaço ideal para o desenvolvimento de práticas de educação ambiental e conscientização voltadas para a sociedade.

O território do Subcomitê CLIP se inicia na Ponta do Elefante, no limite do município de Maricá, até a vertente oceânica do Forte Imbuí. É constituído de duas lagunas de água salobra, interligadas pelo canal de Camboatá (2,15 km de extensão, largura de 9,50 m e profundidade média de 0,40 m, construído nos anos 1940), cujos espelhos d’água somam 3,85 km². Ele compreende as bacias hidrográficas da Região Oceânica de Niterói, com aproximadamente 35,4 km² de área. Esse sistema é formado por rios, valas e canais naturais de drenagem, contribuintes às lagunas de Itaipu e Piratininga, além de barragens e reservatórios naturais e artificiais, áreas úmidas e águas subterrâneas.

Conheça a composição do Subcomitê Clip do CBH Baía de Guanabara para o mandato 2022-2024

Laguna Piratininga, em Niterói/Divulgação

Os principais cursos d’água são córrego da Viração, valão do Cafubá, rio Arrozal, rio Jacaré, canal de Santo Antônio, contribuindo para a Lagoa de Piratininga (14,6 km² de área de drenagem); e os rios João Mendes, da Vala, córrego dos Colibris (do Parque Estadual da Serra da Tiririca) e valão de Itacoatiara, desaguando na laguna de Itaipu (20,8 km² de área de drenagem). Suas nascentes estão situadas nos morros que circundam as lagunas, sendo em geral protegidas por Mata Atlântica em bom estado de conservação.

O anfiteatro montanhoso que forma a sub-região hidrográfica e tem em suas partes baixas as lagunas abre-se para o oceano, sendo limitado pelas cristas dos morros da Viração e pelas serras Grande (morro do Cantagalo e Jacaré) e da Tiririca, incluindo em sua porção sudoeste a bacia oceânica do Imbuí. A partir da década de 70, foi aberto um canal permanente para o mar na lagoa de Itaipu, o que tornou a renovação das suas águas prioritariamente controlada pelas marés, enquanto Piratininga depende da entrada de água doce.

Dados

Área: 5.501,19 hectares (1,14% da área total do CBH Baía de Guanabara)

População: 198.138,38 habitantes (2,36% da população total)*

*Fonte: Nota Explicativa sobre a construção da tabela de densidade demográfica da Região Hidrográfica V (RH-V) com os resultados preliminares do Censo 2022 (IBGE, 2022), AGEVAP 2023.