subcomitê

Lagoa Rodrigo de Freitas

Subcomitê Lagoa Rodrigo de Freitas

A Sub-região Hidrográfica constitui o principal ambiente drenante de ligação entre os sistemas conexos, fluvial e costeiro, absorvendo os rigores climáticos. A sub-região e composta, além da bacia drenante da Lagoa Rodrigo de Freitas – ligada ao mar pelos canais do Jardim de Alah e da Visconde de Albuquerque, das bacias drenantes de São Conrado, Vidigal e Copacabana. Essa região está dentro dos limites do município do Rio de Janeiro, e compreende os seguintes bairros cariocas: Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Vidigal, Rocinha, São Conrado, Joá e as partes do Humaitá e do Alto da Boavista que drenam para a Lagoa Rodrigo de Freitas. No que se refere à Zona Costeira contígua, inclui as ilhas das Palmas, Comprida, Rasa, do Meio, as ilhotas Cagarras, Grande, Pequena, Redonda e a Laje Redonda, e Ilha de Cotunduba.

Conheça a composição do Subcomitê LRF do CBH Baía de Guanabara para o mandato 2022-2024

Lagoa Rodrigo de Freitas/Divulgação

O Subcomitê Lagoa Rodrigo de Freitas enfrenta vários desafios, dentre eles o despejo in natura de esgoto na região, especialmente das favelas e comunidades que estão na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A ocupação irregular causa um grave problema de esgotamento e, por consequência, de poluição da Baía.

Dados

Área: 3.943,38 hectares (0,82% da área total do CBH Baía de Guanabara)

População: 204.060,79 habitantes (2,43% da população total)*

*Fonte: Nota Explicativa sobre a construção da tabela de densidade demográfica da Região Hidrográfica V (RH-V) com os resultados preliminares do Censo 2022 (IBGE, 2022), AGEVAP 2023.