Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá

Atlas do CBH-BG, mais uma vez, tem informação citada na grande mídia nacional

O material tem servido de referência sobre os recursos hídricos da Região Hidrográfica V. O caso mais recente de uso das informações do Atlas em matérias jornalísticas foi em entrevista publicada pelo Jornal Folha de São Paulo. O material foi veiculado no site do jornal neste último dia 11 de janeiro.

O Comitê de Bacia da Baía de Guanabara (CBH-BG) lançou a primeira edição do “Atlas da Região Hidrográfica V: Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá”, no 22 de março do ano passado, Dia Mundial da Água.

O Atlas é uma iniciativa que fomenta o compartilhamento de informações científicas e oficiais, em formato de entendimento fácil para os leitores, constituindo-se em uma valiosa ferramenta para o gerenciamento integrado dos recursos hídricos, para a compatibilização de seus usos múltiplos, para a sua manutenção em qualidade e quantidade, e para o seu uso racional.

Acesse ao Atlas por meio deste link: https://bit.ly/3mWFAt8
Acesse a matéria da Folha de São Paulo, que cita informações do Atlas, por meio deste link: https://bit.ly/3fxLkWh

CBH-BG seleciona empresa responsável por operacionalizar a comunicação

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG) comunica que foi definida, no último dia 29, a empresa responsável por prestar serviços especializados em comunicação ao CBH-BG pelo período de dois anos.

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) tornou público o resultado do ato convocatório nº 20/2021. Nele a empresa Prefácio Comunicação foi a empresa vencedora com a proposta de R$ 1.429.600,00.

A seleção foi realizada por meio da modalidade Coleta de Preços, de acordo com as disposições contidas na Resolução INEA nº 160/2018 e Norma Interna n.º 166/2013 (AGEVAP). Ou seja, a empresa que apresentasse o menor preço seria a vencedora.

As ações de comunicação previstas deverão contemplar as atividades especificadas nos 12 produtos do ato convocatório, sendo planejadas e executadas para dar visibilidade tanto às ações do CBH-BG, quanto para os 6 subcomitês.

A contratação dessa nova empresa faz parte do Macroprograma 7, previsto no Plano de Aplicação Plurianual do CBH Baía de Guanabara, que trata da “Comunicação e Fortalecimento Institucional”. A referência é o Contrato Gestão INEA nº 02/2017 – Indicador 3.2 – operacionalização do Plano de Trabalho de Comunicação Social.

De acordo com o ato convocatório, será necessária a formação de uma equipe mínima permanente e uma equipe de consultores pela Prefácio Comunicação. Assim como:

– Produto 1 – Briefing para o Início do Trabalho;  
– Produto 2 – Apresentar Plano de Trabalho da Assessoria deComunicação Integrada;
– Produto 3 – Workshop Online de Posicionamento Estratégico;
– Produto 4 – Nova Identidade Visual para o CBH-BG com Manual de Marca;
– Produto 5 – Novo site do CBH-BG;
– Produto 6 – Boletins Informativos em formato digital para o Comitê epara os seis Subcomitês;
– Produto 7 – Revista Digital;
– Produto 8 – Elaboração e Divulgação de Relatório Digital sobre ocenário ambiental da bacia;

– Produto 9 – Relatório Periódico da Prestação de Serviços deAssessoria de Comunicação Integrada;
– Produto 10 – Banco de Imagens da Região Hidrográfica V;
– Produto 11 – Conjunto de Dez Vídeos de Sensibilização eFortalecimento Institucional da Região Hidrográfica V;
– Produto 12 – Conjunto de serviços de Comunicação Integradarealizados diariamente pela contratada com equipe permanentedurante os 2 anos.

Por fim, será designado gestor para acompanhar a execução do contrato, acompanhando as ocorrências relacionadas ao serviço, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou defeitos observados.

por Cleiton Bezerra, especialista administrativo em comunicação do CBH-BG

CBH-BG divulga Relatório sobre o Cenário Ambiental da Bacia em 2021

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG) comunica que já encontra-se no site o Relatório sobre o Cenário Ambiental da Bacia em 2021.

O relatório foi elaborado a partir do levantamento e compilação de dados/informações disponíveis sobre a situação dos recursos hídricos na Região Hidrográfica V e de outros aspectos ambientais relevantes da bacia.

As informações vão desde a caracterização geral da Região Hidrográfica V, até o Balanço Hídrico, os Instrumentos de Gestão, o Plano de Bacia e o cenário de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, por exemplo.

A elaboração deste relatório consiste em uma das metas a serem cumpridas pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), que correspondente ao Indicador 1.3 (Elaboração e Divulgação de Relatório Digital sobre o Cenário Ambiental da Bacia) no âmbito do Contrato de Gestão firmado com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

O relatório pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/3n3Zhzf

CBH-BG publica Boletim Informativo Digital 2021

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG) publicou em seu site, no último dia 27, o Boletim Informativo Digital 2021.

Nele são apresentadas as principais realizações desenvolvidas durante 2021.

O Boletim encontra-se disponível no site do CBH-BG, na aba “Comunicação”.

Ele também pode ser acessado diretamente pelo link: www.comitebaiadeguanabara.org.br/boletim/dez2021

Atlas do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara é referência sobre informações da Região Hidrográfica V

O Comitê de Bacia da Baía de Guanabara (CBH-BG) lançou a primeira edição do “Atlas da Região Hidrográfica V: Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá”, no 22 de março do ano passado, Dia Mundial da Água.

 O material tem servido de referência para produção de matérias jornalísticas sobre os recursos hídricos da Região Hidrográfica V. O caso mais recente foi a utilização das informações do Atlas em reportagem realizada pelo Jornal Folha de São Paulo. O material foi veiculado no site do veículo de comunicação neste último dia 03 de janeiro.

 O Atlas é uma iniciativa que fomenta o compartilhamento de informações científicas e oficiais, em formato de entendimento fácil para os leitores, constituindo-se em uma valiosa ferramenta para o gerenciamento integrado dos recursos hídricos, para a compatibilização de seus usos múltiplos, para a sua manutenção em qualidade e quantidade, e para o seu uso racional.

 Acesse ao Atlas por meio deste link: https://bit.ly/3mWFAt8

 Acesse a matéria da Folha de São Paulo, que cita informações do Atlas, por meio deste link: https://bit.ly/3EToN0d

Encontro ampliado da consolidação do PRH-BG

O CBH-BG, através do GTA Plano, convida os interessados e a sociedade em geral para acompanharem o Encontro Ampliado da Consolidação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (PRH-BG) a ser apresentado pela empresa RHA Consultoria e Engenharia.

Data: 17/12/2021 (sexta-feira)
Horário: 13:30
Transmissão será via YouTube através do link disponível aqui nos stories do perfil.

Diante da necessidade de atualização e complementação do Plano de Recursos Hídricos da Baía de Guanabara, o CBH-BG aportou recursos para esta contratação iniciada no final do ano de 2019.

O Plano de Recursos Hídricos é instrumento de gestão previsto tanto na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Federal nº 9.433/1997) quanto na Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei Estadual nº 3.239/1999) compreendendo o diagnóstico, prognóstico e o plano de ações a serem realizadas para o gerenciamento, recuperação, proteção, preservação e melhorias na qualidade e quantidade dos recursos hídricos de uma dada bacia ou região hidrográfica.

O grande objetivo deste Encontro Ampliado é apresentar um resumo de todos os produtos já elaborados no âmbito da contratação para complementação e atualização do PRH-BG e obter contribuições para a finalização e consolidação do mesmo.

Todas as contribuições recebidas via chat da transmissão do YouTube serão registradas, apreciadas e consideradas. Os produtos já elaborados estão disponíveis em www.comitebaiadeguanabara.com.br na aba Estudos e Projetos.

Realização: CBH-BG, Agevap
Apoio: FUNDRHI, Inea, SEAS, Governo do Estado do Rio de Janeiro
Execução: RHA Engenharia e Consultoria

Informações para Contato

AGEVAP- Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul
Rua da Quitanda, 185 - sala 402
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.091-005
(21) 97374-3674
(21) 2531-0309

Emails de Contato do Comitê:

Contato Central do Comitê

Diretoria do Comitê

Secretaria Executiva

Parceiros do CBH BG