Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá

Conheça o Subcomitê Jacarepaguá

A Baixada de Jacarepaguá é um ambiente costeiro formada por uma planície litorânea situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A Sub-região hidrográfica é limitada pelas encostas atlânticas do Maciço da Pedra Branca, a oeste, pelo Maciço da Tijuca, a leste, pelas Lagoas de Marapendi, Lagoinhas (ou Taxas), Jacarepaguá, Camorim e Tijuca, ao sul, e pela Serra do Valqueire, ao norte. A linha limite ao sul é a linha costeira que segue do Canal da Visconde de Albuquerque até a Ponta de Grumari. Estas lagoas formaram-se após um processo de assoreamento marítimo que resultou na restinga onde se situa a Região da Barra da Tijuca.

O conjunto lagunar de Jacarepaguá possui uma área de, aproximadamente, 13,24 km2. A lagoa de Jacarepaguá é a mais interiorizada do conjunto, e possui a área de 4,07 km2, Camorim comporta-se como um canal de ligação entre as lagoas da Tijuca, a leste e de Jacarepaguá, a oeste e com área de lagoa de 0,80 km2. A lagoa da Tijuca é a maior deste conjunto com 4,34 km2, e a menor é a Lagoinha (ou Taxas) com 0,70 km2. A Região Lagunar de Jacarepaguá é formada pelos rios Guerenguê e Passarinhos provenientes do Maciço da Pedra Branca, pelo Rio Grande (Maciços da Tijuca e Pedra Branca) e pelos rios Pedras e Anil (Maciço da Tijuca).

Toda a área desta sub-região hidrográfica está inserida nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Grumarí no Município do Rio de Janeiro.

O Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá, integrante do Comitê da Baia de Guanabara, foi criado em outubro de 2011, e conta com a participação do Poder Público, dos Usuários da Água e da Sociedade Civil Organizada, visando o uso sustentável dos recursos hídricos, quanto aos aspectos de quantidade e qualidade das águas das Lagoas da Barra e Jacarepaguá e dos seus cursos hídricos.

A região hidrográfica da Baixada de Jacarepaguá, que está limitada pelos maciços da Pedra Branca e da Tijuca, integra o Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá.

São objetivos do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá:

  • Promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos, incluindo-se as Unidades de Conservação da Natureza;

  • Encaminhar ao Comitê da Baia de Guanabara propostas que incluam ações de mobilização e educação ambiental, de saneamento e a implantação dos usos múltiplos no Sistema Lagunar de Jacarepaguá, destacando-se o transporte hidroviário público, a pesca, o lazer, e a consequente melhoria da qualidade ambiental e qualidade de vida da população;

  • Acompanhar junto ao Poder Público, as obras de potencial impacto ambiental a serem realizadas nas lagoas e no seu entorno;

  • Cobrar o devido acompanhamento e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, visando à proteção do espelho d’água do Sistema Lagunar e cursos hídricos e áreas de preservação permanente.

    Participação da Sociedade

    O Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá é regido pelo fundamento participativo. As sugestões de qualquer cidadão com relação à melhoria da qualidade ambiental dos recursos hídricos são muito importantes, e devem ser direcionadas através de organizações civis às instituições que ocupem vaga dentro do Setor da Sociedade Civil na estrutura do Subcomitê.

Coordenadoria Colegiada – Mandato 2015 – 2017

Contato Geral com o Subcomitê Jacarepaguá[email protected]

  • Coordenador geral: Gustavo Gorayeb – Acibarrinha (Usuário)
  • Vice-coordenador: Christianne Bernardo (Sociedade Civil)
  • Secretária Executiva: Henrique Damásio – COMLURB (Poder Público)

Coordenadoria Colegiada – Mandato 2013 – 2015

Contato Geral com o Subcomitê Jacarepaguá[email protected]

  • Coordenador geral: Marcos Sant`Anna Lacerda – Instituto Terrazul  (Sociedade Civil)
  • Vice-coordenador: Gustavo G. de Castro – Acibarrinha (Usuário)
  • Secretária Executiva: Suzana Barros – Prefeitura do Rio de Janeiro (Poder Público)

Veja aqui a Composição Completa da Plenária.

Coordenadoria Colegiada – Mandato 2011 – 2013

  • Coordenador geral: Suzana Barros – Prefeitura do Rio de Janeiro (Poder Público)
  • Vice-coordenador:
  • Coordenador secretário: David Zee – CCBT (Sociedade Civil)

 

Informações para Contato

AABG - Associação Águas da Baia de Guanabara
Av Beira Mar 216/ 1103 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP 20012-060

Emails de Contato do Comitê:

Contato Central do Comitê

Diretoria do Comitê

Secretaria Executiva

Parceiros do Projeto
Parceiros do Projeto