Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá

Conheça o Subcomitê Lagoas de Itaipu e Piratininga

O Sistema Lagunar de Itaipu – Piratininga é um ambiente costeiro no município de Niterói, que se inicia na Ponta do Elefante, no limite do município de Marica até a vertente oceânica do Forte Imbuí. É constituído de duas lagunas de água salobra, interligadas pelo canal de Camboatá (2,15 km de extensão, largura de 9,50 metros e profundidade média de 0,40 metros, construído nos anos 40, cujos espelhos d’água somam 3,85 km2, compreendendo as bacias hidrográficas da Região Oceânica de Niterói, com aproximadamente 35,4 km2 de área. Esse sistema é formado por rios, valas e canais naturais de drenagem, contribuintes às lagunas de Itaipu e Piratininga, além de barragens e reservatórios naturais e artificiais, áreas úmidas e águas subterrâneas.

Os principais cursos d’água são: córrego da Viração, valão do Cafubá, rio Arrozal, rio Jacaré, canal de Santo Antônio, contribuindo para a Lagoa de Piratininga (14,6 km2 de área de drenagem); e os rios João Mendes, da Vala, córrego dos Colibris (do Parque Estadual da Serra da Tiririca) e valão de Itacoatiara, desaguando na laguna de Itaipu (20,8 km2 de área de drenagem). Suas nascentes estão situadas nos morros que circundam as lagunas, sendo em geral protegidas por Mata Atlântica em bom estado de conservação.

As bacias hidrográficas do sistema lagunar de Itaipu- Piratininga estão localizadas entre as latitudes 22o 55′ e 22o 59′ Sul e as longitudes 43o 02′ e 43o 06′ Oeste. O anfiteatro montanhoso que forma a sub-região hidrográfica e tem em suas partes baixas as lagunas, abre-se para o oceano, sendo limitado pelas cristas dos morros da Viração, e pelas serras Grande (morro do Cantagalo e Jacaré) e da Tiririca, incluindo em sua porção sudoeste a bacia oceânica do Imbuí. A partir da década de 70, foi aberto um canal permanente para o mar na lagoa de Itaipu, o que tornou a renovação das suas águas prioritariamente controlada pelas marés, enquanto Piratininga depende da entrada de água doce.

Faz parte, parcialmente, desta sub- região hidrográfica o município de Niterói.

Coordenadoria Colegiada – Mandato 2016 – 2018

Contato Geral com o Subcomitê Itaipu[email protected]

  • Coordenador geral:
  • Vice-coordenador:
  • Coordenador secretário:

Coordenadoria Colegiada – Mandato 2014 – 2016

Contato Geral com o Subcomitê Itaipu[email protected]

  • Coordenador geral: Kátia Vallado – CCRON (Sociedade Civil)
  • Vice-coordenador:
  • Coordenador secretário:

Coordenadoria Colegiada – Mandato 2011 – 2013

Contato Geral com o Subcomitê Itaipu[email protected]

  • Coordenador geral: Kátia Vallado – CCRON (Sociedade Civil)
  • Vice-coordenador:
  • Coordenador secretário:

 

Informações para Contato

AABG - Associação Águas da Baia de Guanabara
Av Beira Mar 216/ 1103 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP 20012-060

Emails de Contato do Comitê:

Contato Central do Comitê

Diretoria do Comitê

Secretaria Executiva

Parceiros do Projeto
Parceiros do Projeto