Você conhece o Guia Rápido para Cadastro e Regularização de Uso de Recursos Hídricos?

15 de fevereiro, 2022


Para assegurar o acesso à água em quantidade e qualidade para a atual e futuras gerações é necessário o uso planejado. Para esse objetivo é importante entender a quantidade de água consumida na bacia hidrográfica, bem como sua procedência e formas de uso.

Um importante instrumento para compreender melhor a realidade da Região Hidrográfica V (região da Baía de Guanabara e entorno) acesse ao “Atlas da Região Hidrográfica V: Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá”https://bit.ly/3mWFAt8

Ao regularizar o uso da água bruta, captada diretamente de rios, reservatórios, açudes, barragens, nascentes, lagoas e poços, ou também os lançamentos de efluentes (esgoto residencial e industrial) diretamente em corpos hídricos você exerce seu papel de cidadão e contribui para a melhoria da gestão de recursos hídricos.

O Guia Rápido para Cadastro e Regularização de Uso de Recursos Hídricos disponibilizado pelo Inea tem como objetivo auxiliar o usuário de água bruta estadual a preencher o cadastro na nova plataforma disponibilizada pela ANA (CNARH40), esclarecendo os conceitos principais e guiando o usuário pelas etapas necessárias à conclusão do cadastro e solicitação de regularização.

O documento pode ser baixado por meio do link: https://bit.ly/3HLN4r8

Caso ainda reste alguma dúvida, o usuário poderá esclarecê-la diretamente com a equipe de apoio do Inea por meio do e-mail cadastro.cnarhrj@gmail.com ou pelo telefone (21) 2334-9613.