XXI ENCOB acontece em outubro

19 de agosto, 2019


Marcos Lacerda, presidente do CBH-BG, durante o VII ECOB-RJ, no minicurso “Sistema
de Gestão Estadual de Recursos Hídricos: juventude, como contribuir?”

O XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (XXI ENCOB) será realizado dos dias 21 a 25 de outubro de 2019 em Foz do Iguaçu, no Paraná, e contará com a presença de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) de todo o território brasileiro. A edição deste ano tem como tema “Gestão das Águas – #FALACOMITÊ” e será realizada pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, além de contar com o apoio do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas.

O XXI ENCOB tem como intuito a integração de organismos privados e públicos que compõem e participam do Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (SINGREH). O Encontro promove a discussão participativa e o compartilhamento de experiências em âmbito nacional possibilitando assim aos CBHs, como o Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH-BG), um espaço para se pensar os desafios e oportunidades para a melhor gestão de seus corpos hídricos.

Participação do CBH-BG no VII ECOB-RJ
Atuante no Sistema, o CBH Baía de Guanabara teve sua participação no VII Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (VII ECOB-RJ) marcada pelo minicurso realizado pelo seu presidente, Marcos Lacerda. O minicurso abordou a importância da inclusão da juventude na gestão de recursos hídricos, frisando as maneiras como os jovens podem contribuir. De acordo com Vinicius Freitas, 22 anos, voluntário do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) e participante, “Foi gratificante ver o aumento em massa da presença de jovens”. O curso foi realizado no primeiro dia do evento e extrapolou o número previsto de participantes, além de ter sido o único a durar um dia todo.