BOLETIM DIGITAL INFORMATIVO TRAZ PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO COMITÊ EM 2020

17 de dezembro, 2020


2020 foi marcado por inúmeros desafios para todos os entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, o SINGREH. Não bastasse as questões inerentes às próprias dinâmicas da gestão das águas sejam em âmbito regional, estadual e nacional, houve ainda uma questão de saúde pública global inédita para toda essa geração de atores ambientais, profissionais e ativistas – a covid-19.

Frente aos desafios, houve superação e avanços diversos resgatados e apresentados no Boletim Informativo Digital | 2020 | Comitê de Bacia da Baía de Guanabara que buscou realizar uma retrospectiva ao mesmo tempo em que sinalizou as principais perspectivas para o ano de 2021. Não foram somente as novas dinâmicas de relacionamento, comunicação e contato entre integrantes do Comitê, AGEVAP, órgãos gestores e atores diversos, mas processos aprimorados como o uso de videoconferências, votações eletrônicas e o uso de assinaturas digitais.

Em um panorama sucinto, vale conferir realizações diversas como eleições virtuais das novas plenária, diretoria, coordenadores e membros dos subcomitês; aprovação da nova Resolução do PAP consolidando os macroprogramas; aprovação do Diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos em atualização e complementação; e as publicações de edital de apoio à pesquisa na RH-V e de licitações para ações de infraestrutura verde e saneamento, ambos com recursos da CUTE – arrestados em 2016 e que retornaram através do GT Fundrhi. Além disso, houve o início da elaboração do Plano Municipal de Saneamento do Rio de Janeiro e da execução de obras de saneamento na comunidade dos Cabritos, ambos contratados com repasse de recursos do Comitê. Por fim, vale registrar a celebração do Termo de Cooperação entre o CBH- BG e Ministério Público para a Plataforma “MP em mapas”, pois foi a primeira vez em que um comitê celebra diretamente, sem intermédio da delegatária, termo nesse sentido.