Halphy Rodrigues em apresentação do Comitê no CONMANGUE. Foto: Cleiton Bezerra/AGEVAP
Ações nos territórios

Subcomitês realizaram ações e parcerias em 2023

Durante o ano, os subcomitês se mobilizaram para a realização de eventos, parcerias e ações em prol da preservação de seus territórios


Em 2023, o CBH Baía de Guanabara realizou uma série de projetos, investimentos e debates em prol da região hidrográfica. O destaque esteve na atuação dos subcomitês (SC) que, durante o ano, de forma descentralizada, firmou parcerias, realizou eventos e ações em prol da gestão das águas em seus respectivos territórios.

No subcomitê Leste, foram realizados eventos que debateram a preservação do ecossistema e a garantia do abastecimento de água em qualidade e quantidade.

Em julho, foi realizado o I Congresso Nacional de Manguezais (CONMANGUE), uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos entre academia, sociedade civil, ONGs, comunidades tradicionais e poder público sobre a preservação dos manguezais. Durante o CONMANGUE, o diretor-técnico do CBH Baía de Guanabara e coordenador do Subcomitê Leste, Halphy Rodrigues, apresentou o trabalho e os investimentos do comitê, em especial na região leste. O evento foi realizado pela ONG Guardiões do Mar, que tem representatividade na coordenação do subcomitê, por meio do Projeto Do Mangue ao Mar.

Além disso, em agosto, foi realizado o 1° Encontro Técnico Sobre Alternativas de Abastecimento Hídrico da Região Leste da Baía de Guanabara. O evento foi promovido pelo CBH Baía de Guanabara, por meio do SC Leste, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na IFF Itaboraí. Na oportunidade, foram debatidas alternativas para o acesso a água potável na região leste da Baía de Guanabara. Já no subcomitê Jacarepaguá, foi lançada em dezembro a campanha “Se Liga, Condomínio”, que visa conscientizar moradores dos condomínios da Barra da Tijuca para a regularização da rede de esgoto da concessionária. Num primeiro momento, estão sendo mapeados os condomínios que não estão ligados à rede coletora da concessionária para contato de sensibilização sobre o tema.

Também foi firmada uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro que resultou em um investimento de cerca de R$ 420 mil reais para a elaboração do Plano de Manejo do Mosaico das Vargens e Sertão Carioca. O projeto tem o intuito de preservar diferentes espécies da fauna e da flora da região, além de reduzir os danos causados pelas mudanças climáticas.

No SC Lagoa Rodrigo de Freitas, foi feita uma parceria com a Fundação Rio Águas para o planejamento e execução da readaptação da comporta de manejo da própria Lagoa, no canal da Rua General Garzon.


Lagoa Rodrigo de Freitas. Foto: Luiza Bragança/Prefácio Comunicação

O projeto prevê a troca da comporta com ampliação da abertura do canal, para promover um melhor escoamento das águas da chuva.


Obras na Comunidade do Cabrito contribuíram para o saneamento na região - Fotos: Leandro Guerra/AGEVAP

O Subcomitê Lagoas de Itaipu e Piratininga (SC CLIP), em convênio com a Prefeitura de Niterói, entregou as obras de saneamento da Comunidade do Cabrito, no Bairro Jacaré, contemplando também melhorias de drenagem e acessibilidade, e realizou ações de educação ambiental. Também em parceria com a Prefeitura de Niterói, está sendo elaborado um projeto executivo de sistemas alternativos de esgotamento sanitário em 172 lotes que margeiam o alto curso do Rio Jacaré.




www.comitebaiadeguanabara.org.br