Em outubro, o Rio de Janeiro sediou reunião bimestral do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). Foto: Cleiton Bezerra
Eventos

CBH Baía de Guanabara participou e promoveu grandes eventos em 2023

Encontros propiciaram debates e trocas de experiências sobre a gestão das águas em diferentes regiões do país


O ano de 2023 foi de muito trabalho e de grandes realizações para o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara). Ao longo dos últimos meses, além de promover seminários, debates e encontros técnicos, representantes do Comitê participaram de importantes eventos, como o XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) e o 1º Congresso Nacional de Manguezais (CONMANGUE 2023).

Em outubro, membros do comitê estiveram presentes na reunião bimestral do Fórum Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográficas (FNCBH). O encontro foi realizado no auditório da sede da concessionária Águas do Rio, às margens da Baía de Guanabara, no Cais do Porto do Rio de Janeiro. Na oportunidade, representantes de 16 estados e dos 10 Comitês Federais tiveram espaço para troca de experiências sobre a gestão hídrica das diferentes regiões do país.

Na avaliação da diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara, Adriana Bocaiuva, que também é coordenadora do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), o Fórum Nacional possibilitou conhecer a realidade dos comitês de bacia das diferentes partes do Brasil. “Sempre absortos em nossos desafios locais, apenas em momentos de partilha como esse conseguimos identificar as diferentes realidades regionais, além de perceber e celebrar os avanços alcançados nas duas décadas de gestão hídrica fluminense. Comitês que ainda lutam para implementar a cobrança pelo uso da água sempre demonstram enorme interesse sobre a estratégia de implementação, uniforme e simultânea, desse instrumento em todas as regiões hidrográficas do RJ”, disse, à época.


Membros do CBH Baía de Guanabara no ENCOB 2023. Foto: Thaís Nascimento/Prefácio Comunicação

Em agosto, uma delegação do CBH Baía de Guanabara composta por 20 pessoas participou do ENCOB 2023, um dos eventos de maior relevância sobre gestão dos recursos hídricos do Brasil. Com o tema “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, o encontro foi realizado em Natal (RN). O evento propiciou uma intensa troca de experiências sobre a gestão das águas, por meio de diversas atividades, como jornadas de capacitação, rodas de conversa, oficinas, visitas técnicas e reuniões sobre a gestão hídrica fluminense. Um estande reuniu informações sobre o Comitê, juntamente com os demais CBHs do estado do Rio de Janeiro.

Em julho, a cidade de Niterói recebeu o CONMANGUE 2023. Realizado pela Guardiões do Mar, por meio do Projeto Do Mangue ao Mar, que conta com o convênio da Transpetro, o 1º Congresso Nacional de Manguezais foi marcado pela troca de experiências e conhecimentos entre academia, sociedade civil, ONGs, comunidades tradicionais e poder público sobre a preservação dos manguezais. Além de palestras, foi realizada Feira Cultural e Agroecológica, por meio da qual as comunidades tradicionais tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e ações.


Membros do CBH Baía de Guanabara no I CONMANGUE. Foto: Cleiton Bezerra

Na ocasião, o diretor-técnico do CBH Baía de Guanabara e coordenador do Subcomitê Leste, Halphy Rodrigues, apresentou o trabalho e os investimentos do comitê, em especial no eixo leste, e destacou a preocupação do comitê com a preservação dos manguezais, por onde passam os corpos hídricos da região hidrográfica.

Realizações


Evento fez parte das comemorações de 18 anos do Comitê. Foto: Cleiton Bezerra

No último dia 29 de novembro, o CBH Baía de Guanabara, por meio do Subcomitê Jacarepaguá, realizou o seminário “Um olhar sobre o sistema lagunar de Jacarepaguá”. O evento apresentou ações de diversas organizações em prol da preservação das lagoas, além de ter proposto um debate da situação ambiental da região.


Evento foi realizado em Itaboraí, cidade do Subcomitê Leste. Foto: divulgação

Em agosto, o Comitê, por meio do Subcomitê Leste, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), promoveu o 1° Encontro Técnico Sobre Alternativas de Abastecimento Hídrico da Região Leste da Baía de Guanabara. O evento debateu alternativas para o acesso a água potável na região leste da Baía de Guanabara.


Debate sobre poluição plástica foi realizado de forma virtual. Foto: canal do CBH Baía de Guanabara no Youtube

Já no mês de junho, o CBH Baía de Guanabara reuniu especialistas para debater a poluição hídrica na bacia. O encontro contou com a participação do poder público e de associações que atuam no combate à contaminação das águas por plástico e chorume. Na oportunidade, foram apresentados dados sobre a poluição plástica, além de pesquisas e iniciativas que estão sendo feitas na Baía de Guanabara que envolvem ações realizadas pelo poder público e pelo terceiro setor, e abordados os impactos da poluição ocasionada pelo chorume de lixões. Prêmio PROSEGH


Halphy Rodrigues, diretor-técnico do CBH Baía de Guanabara, recebe o Prêmio Prosegh 2023 do vice-governador, Thiago Pampolha. Foto: divulgação

Ainda em 2023, o CBH Baía de Guanabara recebeu o Prêmio Prosegh 2023. A premiação foi entregue durante o Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente 2023 (SANEARio 2023), em reconhecimento a projetos e ações que contribuem para a segurança hídrica fluminense e para a disponibilidade de água da população. O Comitê recebeu o prêmio devido ao Monitoramento Quali-Quantitativo na Região Hidrográfica V. A iniciativa é realizada desde 2021, por meio da coleta mensal de amostras de água em 93 pontos da Baía de Guanabara, além da medição de vazão em 50 pontos. No monitoramento são verificados 13 parâmetros de qualidade, 10 dos quais definidos para determinação do índice de qualidade da água (IQA).




www.comitebaiadeguanabara.org.br