Logo ECOB/Prefácio Comunicação
Eventos

ECOB 2024 vai debater gestão de recursos hídricos fluminense e sua integração com demais políticas nos territórios

Evento será realizado entre os dias 17 e 20 de abril, no Museu do Amanhã, com participação dos Comitês Fluminenses e do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul


O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, será palco, entre os dias 17 e 20 de abril, do XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas - ECOB 2024. Organizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), o evento é aberto ao público e tem o objetivo de integrar e estimular o diálogo entre os nove Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses e do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). As inscrições serão abertas em breve.

Com o tema “Integração pelas águas: Governança, Planos e Territórios”, o encontro pretende tratar da união de esforços e recursos para a gestão sustentável dos recursos hídricos das regiões hidrográficas do estado, de acordo com suas respectivas características, e do planejamento das ações previstas. A programação prevê palestras, cursos, mesas de debates com especialistas, apresentações de trabalhos e visitas técnicas destinadas a avaliar a gestão hídrica fluminense.

O ECOB 2024 vai envolver, os três segmentos que compõem os Comitês - poder público, sociedade civil e usuários -, além dos interessados no assunto. A ideia é estimular a gestão compartilhada e integrada das águas, além de proporcionar avanços em diálogos para qualificação e efetividade das ações implementadas no Estado do Rio de Janeiro e servir de espaço para a divulgação de programas e planos em andamento.

Entre os participantes estarão membros do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá. Para a diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara, Adriana Bocaiuva, que também é coordenadora do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, o ECOB 2024 será uma oportunidade de compartilhar experiências, apresentar as boas práticas aplicadas e conhecer os desafios enfrentados. “O XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas propõe um olhar sobre a integração entre os diferentes planos setoriais e políticas públicas que impactam a Política Estadual de Recursos Hídricos e os Planos de Bacia nas diferentes regiões hidrográficas fluminenses”.

FFCBH

O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (FFCBH) é um colegiado formado pelos Comitês de Bacias do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo principal promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. Criado com a missão de promover a integração dos Comitês, o Fórum Fluminense visa ao fortalecimento deles enquanto entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SEGRHI.

Conheça.

Cidade sede

Segunda maior metrópole do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro é a capital do estado e abriga 6.211.223 habitantes, segundo o Censo 2022. Fundada em 1565, a cidade foi sede da capital do Brasil entre os anos de 1763 e 1960.

O Rio de Janeiro é um dos destinos brasileiros mais reconhecidos internacionalmente. A cidade é famosa pelos seus belos pontos turísticos, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Morro do Corcovado e os Arcos da Lapa; pelas famosas praias de Copacabana e Ipanema; e pela rica biodiversidade encontrada em parques e florestas, como Jardim Botânico e Floresta da Tijuca.




www.comitebaiadeguanabara.org.br