Glossário Hídrico

Bacia Hidrográfica

Bacia Hidrográfica é uma unidade geográfica delimitada pelos divisores de águas formados, normalmente, por serras e planaltos. A chuva que cai dentro da área da bacia hidrográfica, quando não infiltra, escoa superficialmente em direção ao rio principal, localizado num ponto mais baixo da paisagem. Ela funciona como uma imensa área de drenagem de um curso d’água. O fim da bacia hidrográfica é a foz, onde as águas encontram o oceano ou outras estruturas, como lagoas e lagunas (lagoas de água salobra).

Desníveis dos terrenos orientam os cursos d’água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas. Ao longo do tempo, a passagem da água de chuva vinda das áreas altas desgasta e esculpe o relevo no seu caminho, formando vales e planícies.

A área de uma bacia é separada das demais por um divisor de águas, uma formação do relevo – em geral a crista das elevações do terreno – que separa a rede de drenagem (captação da água da chuva) de uma e outra bacia. Pense na crista de um morro que divide a água da chuva para um lado e para o outro. As quatro principais bacias hidrográficas do Brasil são as bacias Amazônica, do Tocantins, a Platina e a do Rio São Francisco, que, juntas, cobrem cerca de 80% do território brasileiro. O sistema hídrico brasileiro é dividido em 12 regiões hidrográficas (Bacia Amazônica, Bacia do Rio São Francisco, Bacia do Tocantins Araguaia, Bacia do Parnaíba, Bacia Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Atlântico Sul, Bacia do Paraná, Bacia do Paraguai e Bacia do Uruguai).


Balanço Hídrico



O Balanço Hídrico (BH) é um método utilizado para calcular os recursos hídricos de uma região. Ele contabiliza a precipitação e a evaporação, levando em consideração a capacidade de armazenamento de água no solo e na atmosfera. O armazenamento de água disponível no solo representa a quantidade de água que o solo pode reter, em tese, num determinado período.

A principal utilização do balanço hídrico é identificar locais onde uma determinada cultura pode ser explorada com maior eficácia. Os balanços hídricos têm sido utilizados para estimar parâmetros climáticos e, a partir deles, estabelecer comparações entre as condições predominantes em locais diferentes. Se a mesma metodologia de cálculo do balanço hídrico for adotada para todos os locais de uma mesma região, é possível identificar os locais climaticamente favoráveis para a exploração de uma determinada cultura, a partir da comparação dos resultados obtidos.


Gestão de Recursos Hídricos



A Gestão dos Recursos Hídricos inclui todas as atividades necessárias para formular princípios e diretrizes, preparar documentos normativos, estruturar sistemas gerenciais e decidir sobre inventário, uso, controle e proteção da água enquanto recurso.

Mais do que água em quantidade e qualidade, a Gestão dos Recursos Hídricos é uma atividade imprescindível para conferir confiabilidade ao abastecimento, seja de água, de energia ou mesmo de alimentos. Essa confiabilidade é base para o planejamento de todas as demais cadeias produtivas (nenhum investimento ou decisão significativos são tomados em ambientes de baixa confiabilidade hídrica). Enquanto a água é o fio condutor do desenvolvimento, a gestão é a estrutura que dá suporte a esse fio.

A falta da gestão efetiva dos recursos hídricos é percebida em cada perda ou prejuízo agrícola por falta de água, em cada racionamento urbano, crise hídrica, rio poluído, conflito entre usuários e investimento perdido.

Fontes:
https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/29097-o-que-e-uma-bacia-hidrografica/
https://meteorologia.incaper.es.gov.br/BH
http://mtc-m16b.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/iris@1915/2005/11.08.13.25/doc/09_Balan%E7o_h%EDdrico.pdf
https://www.ufrgs.br/warp/2019/05/29/o-que-e-gestao-rec-hidricos/
http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=144&Itemid=423




www.comitebaiadeguanabara.org.br