Carbono Azul: manguezais na mira do Subcomitê Leste

Presentes no ecossistema da região hidrográfica da Baía de Guanabara, os mangues desempenham uma função fundamental pela capacidade de estocar “carbono azul”. O termo se refere à possibilidade de o carbono ser estocado em ambientes marinhos, cuja capacidade de sequestrar o elemento químico é superior à das florestas tropicais.

Município de Tanguá e Águas do Rio reativam SES Pinhão

Com o contrato de concessão dos serviços de saneamento básico, em vigor desde agosto de 2021, o município de Tanguá, por meio da empresa Águas do Rio, está recuperando e reativando o Sistema de Esgotamento Sanitário Pinhão (SES Pinhão).

CBH Baía de Guanabara aprova PAAD e detalha valores a serem investidos em 2023

Cerca de R$11 milhões serão destinados a projetos do CBH Baía de Guanabara em 2023. A Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD) do Comitê foi aprovada em Reunião Plenária realizada em fevereiro. O documento estabelece um planejamento anual de investimentos e ações que deverão ser implementados ao logo do ano.

O que esperar do clima nos próximos meses no Rio de Janeiro e no Brasil

Devido à grande extensão territorial, o Brasil tem, de modo geral, duas estações bem definidas na maior parte do território: o período da Primavera-Verão, quando predominam massas de ar quente e úmidas que elevam as temperaturas e provocam pancadas de chuva, e o período Outono-Inverno, caracterizado pelo clima mais ameno e pelos baixos índices de umidade relativa do ar.

O que são jusante e montante?

Diversos conceitos são utilizados na hidrografia para nomear e explicar a estrutura de um curso d'água. Um rio, por exemplo, pode ser dividido em várias partes – nascente, leito, foz, margem, afluente, além de outras terminologias. Para definir as direções por onde correm as águas de uma corrente fluvial, são usados os termos jusante e montante.

Roncador, o rio que corta Magé

O Rio Roncador é um dos mananciais de maior volume que banha o território do município de Magé e compõe a Região Hidrográfica Baía de Guanabara. Com aproximadamente 25 km de extensão, o corpo d’água também leva o nome de Santo Aleixo no terço superior do leito, onde possui grande área com cobertura vegetal ainda preservada e boa qualidade hídrica.

História e curiosidades de Magé

O município de Magé tem uma área total de 386,8 km², correspondentes a 8,3% da área da Região Metropolitana. Compõe-se na atualidade dos distritos de Magé (1º distrito - sede) Santo Aleixo, Suruí, Rio do Ouro, Guia de Pacobaíba e Vila Inhomirim. A sede municipal está situada a uma distância de 57 km da capital do Estado (PMSB, 2013). Ainda de acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico de 2013 a população de Magé com 227.322 habitantes (IBGE, 2010) distribui-se de forma concentrada com 94% residindo em áreas urbanas que correspondem a apenas 7% da área total do município.

Expediente
Produção: Prefácio Comunicação
Diretoria: Ana Luiza Purri
Coordenação: Débora Santana
Redação: Thaís Nascimento, Laura Baraldi, Samuel Martins, Henrique Ulhoa e Fernanda Pereira
Edição e revisão: Alexandre Magalhães, Cristina Mota, César Macedo e Isabela Lobo
www.comitebaiadeguanabara.org.br

© 2023 CBH Baia de Guanabara - Todos os direitos reservados.