Pelo Mundo

Boas ideias merecem ser compartilhadas: jovem holandês cria sistemas de limpeza de lixo de oceanos

A meta é audaciosa, mas, nem por isso, impossível. Um adolescente holandês de 16 anos estava mergulhando na Grécia em 2013 e encontrou, no mar, mais sacolas plásticas do que peixes. Ele, então, pensou: “Como podemos limpar isso tudo?”. Da pergunta nasceu a iniciativa de criar barragens móveis para recolher o lixo sólido dos oceanos. Já no ano seguinte, Boyan Slat recebeu o título de “Campeão do Planeta” da ONU e, depois disso, figurou em diversas listas de jovens promissores, como a Forbes 30 Under e a revista Time.

Hoje, aos 27 anos e CEO da ONG The Ocean Cleanup, Boyan Slat já criou dois mecanismos de recolhimento de lixo – plástico, em sua maioria – em mares e rios. Todo o material recolhido é levado para bases e encaminhado para reciclagem.

Audacioso, Slat já disse que quer limpar 80% do lixo existente em mares e oceanos do planeta até 2030.

Lixo plástico coletado pelo sistema de redes criado pelo holandês Boyan Slat, da The Ocean Cleanup - G1 Divulgação

A Câmara Técnica Costeira (CT COST), assim como todo o Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara), acredita que boas ideias como essa devem ser divulgadas e incentivadas. A limpeza dos nossos corpos hídricos é absolutamente necessária para a preservação do meio ambiente e para a garantia da qualidade de vida de todos nós.

Quer saber mais sobre os coletores? Você pode ler a reportagem completa no portal G1, pelo link http://glo.bo/3Rk2GHy.




www.comitebaiadeguanabara.org.br