CBH Baía de Guanabara acompanha investimentos da Águas do Rio para universalização do saneamento básico

Com a aprovação da Lei nº 14.026/2020, que atualizou o marco legal do saneamento básico, desde novembro de 2021 cerca de 10 milhões de moradores de 27 municípios cariocas, incluídos os das zonas Norte, Sul e Centro da capital, passaram a ser atendidos pela companhia Águas do Rio, nova responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no território.

CBH Baía de Guanabara aprova PAAD e detalha valores a serem investidos em 2023

Cerca de R$11 milhões serão destinados a projetos do CBH Baía de Guanabara em 2023. A Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD) do Comitê foi aprovada em Reunião Plenária realizada em fevereiro. O documento estabelece um planejamento anual de investimentos e ações que deverão ser implementados ao logo do ano.

O que esperar do clima nos próximos meses no Rio de Janeiro e no Brasil

Devido à grande extensão territorial, o Brasil tem, de modo geral, duas estações bem definidas na maior parte do território: o período da Primavera-Verão, quando predominam massas de ar quente e úmidas que elevam as temperaturas e provocam pancadas de chuva, e o período Outono-Inverno, caracterizado pelo clima mais ameno e pelos baixos índices de umidade relativa do ar. 

O que são jusante e montante?

Diversos conceitos são utilizados na hidrografia para nomear e explicar a estrutura de um curso d'água. Um rio, por exemplo, pode ser dividido em várias partes – nascente, leito, foz, margem, afluente, além de outras terminologias. Para definir as direções por onde correm as águas de uma corrente fluvial, são usados os termos jusante e montante.

Jardim Gramacho ainda aguarda saneamento básico

Situado a 30 quilômetros da praia de Copacabana, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, está o Jardim Gramacho. O bairro integra a cidade de Duque de Caxias, cujos moradores, além do gentílico caxiense, carregam consigo o rótulo de sobreviventes.

Expediente
Produção: Prefácio Comunicação
Diretoria: Ana Luiza Purri
Coordenação: Débora Santana
Redação: Thaís Nascimento, Laura Baraldi, Samuel Martins, Henrique Ulhoa e Fernanda Pereira
Edição e revisão: Alexandre Magalhães, Cristina Mota, César Macedo e Isabela Lobo
www.comitebaiadeguanabara.org.br

© 2023 CBH Baia de Guanabara - Todos os direitos reservados.