O Portal SIGA – Baía de Guanabara é subdividido nas seguintes seções:
Acessando a página de Balanço Hídrico o usuário terá informações sobre a quantidade e a qualidade da água, assim como a identificação dos trechos de rios que compõem as bacias hidrográficas.
Na página SIGA Web o usuário será direcionado para um Sistema de Informações Geográficas Web da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, onde terá acesso a um robusto banco de dados e informações geográficas. Neste sistema, o usuário poderá escolher entre as camadas (layers) disponibilizadas para baixar em formato ESRI shapefile (*.shp) ou Google KML.
As seções denominadas como Sala de Situação, Publicações, Projetos e Observatório serão lançadas futuramente pois o portal será constantemente atualizado e terá um perfil dinâmico de apresentação de informações atualizadas
Os Bancos de dados geográficos ou Sistemas de Informações Geográficas (SIG) armazenam informações espaciais e o SIGA Baía de Guanabara do CBH-BG foca nas informações da Região Hidrográfica V da Baía de Guanabara. Como exemplos de outros bancos de dados geográficos temos: IBGE, Topodata, USGS Earth Explorer, INPE – Queimadas, SiCAR, ANA – Hidroweb, e outros.
O Geoprocessamento é essencial para a análise ambiental e também uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão. Os dados digitais geográficos, por sua vez, também são essenciais para qualquer tipo de análise ambiental ou gestão dos recursos hídricos, tornando- se uma necessidade cada vez mais recorrente no Brasil.
Como exemplos de aplicações do geoprocessamento, temos a manipulação de imagens de satélites para identificação do avanço de queimadas, avaliação da cobertura vegetal, definição de unidades de conservação, delimitação de faixas marginais de proteção de corpos hídricos e diversas outras aplicações.