Situação dos Reservatórios

O monitoramento dos reservatórios, como ferramenta de gestão dos recursos hídricos para apoio à tomada de decisão pelos gestores, consiste em realizar o acompanhamento dos seus níveis de água e das vazões afluentes e efluentes aos mesmos, servindo de suporte para a tomada de decisões sobre a sua operação, de forma a permitir o uso múltiplo dos recursos hídricos.

Dentro dos limites da Região Hidrográfica V não há reservatório com dados disponíveis, existindo apenas captações distribuídas no território. O sistema de captação de grandes proporções localizado na Bacia Guapi-Macacu, em Guapimirim, é denominado Sistema de Abastecimento Imunana-Laranjal, que abastece cerca de 2 milhões de pessoas nos municípios do Rio de Janeiro (Ilha de Paquetá), Maricá (Inoã e Itaipuaçu), Cachoeiras de Macacu, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. O Sistema Imunana-Laranjal possui somente um vertedouro de regularização submerso, de forma que não é considerado reservatório por não haver represamento de água.

Sendo assim, a demanda hídrica da região hidrográfica da Baía de Guanabara é suprida pela transposição das águas federais da bacia do rio Paraíba do Sul para a bacia estadual do rio Guandu. Por esse motivo, os dados da situação dos reservatórios aqui disponibilizados serão de bacias contíguas, em especial da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que integram o Sistema de Abastecimento de Água da RH-V, por meio da referida transposição.

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulga mensalmente, por meio da Superintendência de Usos Múltiplos (SUM), sete boletins de monitoramento referentes aos reservatórios localizados em bacias federais, entre elas a do Sistema Hidráulico do rio Paraíba do Sul, que podem ser acessados aqui.

Outra forma de acesso às informações sobre os reservatórios que não requer cadastro prévio é via Sistema de Acompanhamento dos Reservatórios. Nessa página é possível observar um mapa com os reservatórios do Sistema Interligado Nacional, cujos de maior importância para a região da Baía de Guanabara são: Santa Cecília (usina de bombeamento), Tocos (reservatório), Lajes (reservatório), Santana (reservatório), Vigário (reservatório), Nilo Peçanha (usina a fio d’água), Fontes (usina a fio d’água) e Pereira Passos (usina a fio d’água).

Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulga o acompanhamento diário da Situação dos Reservatórios aqui, onde é possível escolher o dia desejado e verificar a vazão e nível dos reservatórios do Rio Paraíba do Sul em Hidrologia em: Dados Hidráulicos dos Reservatórios > Subsistema Sudeste/Centro Oeste.

O Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (SIGA-GUANDU) está disponível ao público e visa auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão das Bacias Hidrográficas, por meio de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitem a criação e atualização de dados sobre as Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim e, também, possibilite a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.

Um dos resultados desse projeto é a Sala de Situação. Nela, é possível acompanhar a vazão e nível dos reservatórios da Bacia do rio Paraíba do Sul e da Bacia dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. Estas informações são atualizadas diariamente, de modo automático, na medida em que os dados são publicados pela ANA – Agência Nacional de Águas. Estão disponíveis nesta área, também, os relatórios diários, semanais e mensais dos reservatórios, um link para acessar outros dados de telemetria na página web da Agência Nacional de Águas (ANA), informações de previsão do tempo para cada município da bacia e outros links importantes. Acesse o SIGA-Guandu para saber mais.