Relatório de monitoramento do CBH Baía de Guanabara resulta em reparo de fissura em tubo de esgoto do rio Rainha

Os relatórios mensais de Monitoramento da Qualidade da Água do CBH Baía de Guanabara permitiram à Associação de Moradores do Alto Gávea (Amalga) constatar uma grave degradação do Indice de Qualidade da Água (IQA) na bacia do rio Rainha, entre os pontos R3a e R11, trecho em que o rio corre da Rua João Borges até o Planetário do Rio de Janeiro.

Novo site do CBH Baía de Guanabara é apresentado aos membros em live

A Prefácio Comunicação apresentou o novo site do Comitê à diretoria e aos seus membros em uma live transmitida por meio das plataformas YouTube e Stream Yard, no dia 14 de janeiro.

Monitoramento Quali-quantitativo do CBH Baía de Guanabara completa 16 meses e proporciona solução de vários problemas

A produção de relatórios mensais do programa de Monitoramento Quali-quantitativo realizado pelo CBH Baía de Guanabara tem o objetivo de mapear a qualidade da água e traçar ações junto a autoridades estaduais e municipais que visam preservar os corpos hídricos. O programa vai analisar por 30 meses a realidade de 17 municípios que compõem a bacia hidrográfica, parcial ou totalmente.

Membros do CBH Baía de Guanabara participam de treinamento sobre Comunicação não Violenta

Em janeiro, os membros do CBH Baía de Guanabara participaram do treinamento “Comunicação Não Violenta (CNV)”, ministrado pela jornalista da Prefácio Comunicação Iaçanã Woyames, que é especialista no tema.

Presidente do Inea dá aceite para um estudo a ser realizado pelo CBH Baía de Guanabara

O CBH Baía de Guanabara, representado por sua diretora-presidente, Adriana Bocaiuva, e Magno Neves, vice-diretor-presidente, recebeu no dia 10 de fevereiro, o aceite do presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), Philipe Campello, para estudo de proposta de ampliação das unidades de conservação estaduais no entorno da Reserva Biológica do Tinguá, marco de conservação da Baía de Guanabara.

Membros do Comitê recebem treinamento para usar o Google Meet

Uma live foi realizada no dia 13 de janeiro, com a gerente da Secretaria Executiva, (AGEVAP) do CBH Baía de Guanabara, Carolina Martins, que foi responsável pela realização de um treinamento sobre o uso da ferramenta Google Meet. A formação incluiu um passo a passo de como usar a ferramenta, além da simulação de uma reunião por meio da exibição de um vídeo.

Membros do CBH Baía de Guanabara participam de Workshop Estratégico Online ministrado pela Prefácio

A Prefácio Comunicação realizou no dia 24 de janeiro o Workshop Estratégico online que teve como tema “A importância da comunicação no CBH Baía de Guanabara”. A atividade detalhou para os membros as ações de comunicação nos primeiros 10 meses de contrato e ilustrou a importância da participação de todos na construção da comunicação.

Projeto estrutura turismo de observação de baleias em Niterói

País com a maior biodiversidade do mundo, o Brasil tem posição privilegiada para atrair visitantes do mundo inteiro interessados em turismo de observação de fauna e flora. No intuito de estruturar, organizar e fomentar o ecoturismo sustentável em Niterói, a Prefeitura Municipal, por meio da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), e o Projeto Amigos da Jubarte, firmaram uma parceria para estudar a viabilidade da implementação do turismo de observação natural da vida marinha na cidade.

Sambaqui Camboinhas e Duna Pequena, em Niterói, ganham pesquisa arqueológica

Um importante estudo arqueológico está sendo realizado em Niterói, na região do subcomitê Lagoas de Itaipu e Piratininga. Trata-se de uma pesquisa de recadastramento e demarcação do Sambaqui Camboinhas e Duna Pequena, localizados na área remanescente de restinga próxima à Laguna de Itaipu, e que integram, junto com a Duna Grande, um amplo território arqueológico. O trabalho, iniciado em novembro de 2022, vai permitir resgatar a memória e levantar vestígios dos habitantes que ocupavam a região há 5 mil anos.

Obras de saneamento ambiental na Comunidade do Cabrito, em Niterói, já beneficiam sete mil moradores

A Comunidade do Cabrito, localizada na encosta do divisor de águas da margem direita do Rio Jacaré, em Niterói, já usufrui dos benefícios provenientes da conclusão das obras executadas pela administração municipal, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI), aplicados pelo CBH Baía de Guanabara, por indicação do Subcomitê Lagunar de Itaipu e Piratininga (CLIP).

Novo reservatório vai reforçar abastecimento de água na Região Metropolitana do Rio

Cerca de 3 milhões de habitantes da Baixada Fluminense serão beneficiados com a construção do novo reservatório de água da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), em Nova Iguaçu. Denominada Novo Marapicu, a estação terá capacidade de armazenar 55 milhões de litros de água. Com investimentos de R$ 277,8 milhões, as obras deverão ser iniciadas até outubro, e a previsão é que sejam concluídas até fevereiro de 2026.

Expediente
Produção: Prefácio Comunicação
Diretoria: Ana Luiza Purri
Coordenação: Débora Santana
Redação: Cíntia Paes, Fernanda Pereira e Henrique Ulhoa
Edição e revisão: Alexandre Magalhães e Cíntia Paes
Twitter
LinkedIn
YouTube
Instagram
Website
© 2023 CBH Baia de Guanabara - Todos os direitos reservados.