Encob 2022: CBH Baía de Guanabara marca forte presença com estande, apresentações de cases e artigos

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara participou, entre os dias 22 e 26 de agosto, da 24ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), em Foz do Iguaçu (PR).

Eleições do CBH Baía de Guanabara

Após o encerramento das inscrições das entidades para o processo eleitoral para a composição da Plenária 2022-2024, o Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara se prepara agora para a votação, marcada para o dia 29 de setembro.

Plano de Recursos Hídricos da Baía de Guanabara está em fase final

A gestão efetiva de recursos hídricos requer conhecimento e planejamento. Na Região Hidrográfica V – que compreende a região da Baía de Guanabara –, o instrumento de gestão que regula as ações e estabelece as metas que devem ser alcançadas em curto, médio e longo prazo é o Plano de Recursos Hídricos da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares (PRH-BG).

Novo regimento interno do CBH Baía de Guanabara está em vigor

O bom funcionamento de qualquer comitê de bacia tem como alicerce seu regimento interno. No Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara não é diferente. É ele que estabelece a estrutura, as regras e as normas de governança e administração da entidade, que tem gestão compartilhada entre poder público, usuários e sociedade civil.

Nova identidade visual do Comitê

A água é vida, é movimento, é ciclo e é esperança! Em 17 anos de atuação, o CBH Baía de Guanabara se manteve em transformação e, em 2022, passa a ter uma nova identidade visual. A renovação da logo marca o início de um trabalho estruturado de comunicação para trazer mais visibilidade e conhecimento do papel e dos resultados do trabalho do colegiado em favor da região hidrográfica em que está presente.

Comunicação fortalecida: os boletins digitais do CBH Baía de Guanabara e dos Subcomitês

A efetividade dos esforços do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá para proteção, conservação e recuperação dos corpos de água, uso sustentado dos recursos naturais e recuperação ambiental está diretamente ligada à sua capacidade de integrar todos os entes envolvidos em torno desse propósito.

Boas ideias merecem ser compartilhadas: jovem holandês cria sistemas de limpeza de lixo de oceanos

A meta é audaciosa, mas, nem por isso, impossível. Um adolescente holandês de 16 anos estava mergulhando na Grécia em 2013 e encontrou, no mar, mais sacolas plásticas do que peixes. Ele, então, pensou: “Como podemos limpar isso tudo?”. Da pergunta nasceu a iniciativa de criar barragens móveis para recolher o lixo sólido dos oceanos. Já no ano seguinte, Boyan Slat recebeu o título de “Campeão do Planeta” da ONU e, depois disso, figurou em diversas listas de jovens promissores, como a Forbes 30 Under e a revista Time.

Expediente
Produção: Prefácio Comunicação
Diretoria: Ana Luiza Purri
Coordenação: Débora Santana
Redação: Cíntia Paes, Fernanda Pereira e Henrique Ulhoa
Edição e revisão: Alexandre Magalhães e Cíntia Paes
Twitter
LinkedIn
YouTube
Instagram
Website
© 2022 CBH Baia de Guanabara - Todos os direitos reservados.